segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MODA, o que vem a ser????


Abrindo um pequeno espaço de discussões sobre o que é MODA e o como ela interfere, de certa forma, na sociedade, darei aqui algumas definições ou teorias de diversos autores e estudiosos da área.

MODA

“A MODA é um sistema original da regulação e de pressão sociais: suas mudanças apresentam um caráter constrangedor, são acompanhadas do “dever” de adoção e de assimilação, impõe-se mais ou menos obrigatoriamente a um meio social determinado- tal é o “despotismo” da MODA tão freqüentemente denunciado ao longo dos séculos. ”(LIPOVESTSKY: 1989)

“Um repertório de signos cambiantes e materiais que se tem à disposição para a construção do visual. Este formato, jamais estável, responde ao universo cultural do SUJEITO, e especificamente, expressa sua construção como individuo.” (LIMA:2006).



“Oriunda do latim modus que significa maneira, a MODA é denominada como maneira, modo individual de fazer, ou uso passageiro que regula a forma de objetos materiais, e particularmente, os móveis, as vestimentas, e etc. Mais genericamente, maneira de ser, modo de viver de se vestir. Curiosamente e por espécie de ida e vinda lingüística, a língua inglesa no mesmo momento recupera a palavra francesa façon (modo) e transforma em fashion e assim passa a nomear MODA.” (CIDREIRA: 2005).

“Sua instabilidade significa que o parecer não está mais sujeito á legislação intangível dos ancestrais, mas que procede da decisão e do puro desejo humano. Antes de ser signo de desrazão vaidosa, a MODA testemunha o poder dos homens para mudar e inventar sua maneira de aparecer; é uma das fases do artificialismo moderno, do empreendimento dos homens senhores de sua condição de existência.” (LIPOVETSKY: 1989).

“Por que a MODA fala tão abundantemente do vestuário? Por que é que ela interpõe entre o objeto e o seu usuário um tal luxo de palavras- sem contar imagens-, uma tal redes de sentidos? A razão disso, como sabemos é de ordem econômica. (...)
Para obnubilar a consciência contável do comprador, é necessário estender diante do objeto um véu de imagens, de razões, de sentidos, elaborar em seu redor uma substâncias mediata, de ordem aperetiva, em suma, criar um simulacro do objeto real, substituindo o tempo pesado do desgaste por um tempo soberano, com a liberdade de se destruir a si mesmo por um ato de potiach anual.” (BARTHES: 1979).



“Como os demais discursos sociais, a MODA concretiza desejos e necessidades de uma época, circunscrevendo os sujeitos num determinado espaço de significação. Do erudito à cultura de massa, podem ser recuperados, por meio da MODA, as identidades do sujeito, uma vez que a MODA se constitui como um dos extensores do próprio ser humano, filiando-o a determinados discursos sociais que veiculam a sua visão do mundo.” (CASTILHO E MANTINS: 2006).

“Uma forma absolutamente singular de sintonizar idéias, sensações, que vão modelando o contemporâneo, encarnando-as. Neste sentido, ela, em certa medida, pode nos oferecer um diagnóstico do mundo em que vivemos. Nas suas variadas manifestações, ela nos propõe modos subjetivos que serão vestidos por nós. Isso exige que estejamos atentos ao sentido das peles que iremos sobrepor as nossas.” (PRECIOSA: 2005).

“MODA é vista como um meio da expressão cultural que possibilita a constituição de diferentes modos de gerenciamento do parecer, composto pelo repertório de imagens a serem interpretadas e materializadas pelo individuo a partir do acervo de peças de roupa, acessórios, cosméticos, dentre outros referentes à alteração ou composição desta aparência, como o gestual e o comportamento.” (LIMA: 2008).

Um comentário: