segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ser ou não ser??? Eis a questão


Texto feito por mim sobre as identidades culturais e sociais no mundo contemporâneo, que é cada vez mais fragmentada.


O sujeito de muitas identidades, contraditórias e mal-resolvidas (Hall), vive buscando meios e métodos de se encaixar em uma sociedade (igualmente fragmentada), ao passo que busca se mostrar um individuo com vontades e características próprias.



Nos padrões atuais esse sujeito, tão fragmentado com tantas identidades, reflete uma sociedade em que leis e normas são esquecidas e evidencia-se cada vez mais que o que vivemos é manipulado pela mídia. A cultura popular outrora vista em destaque hoje foi posta de lado e que presenciamos no que assistimos, ouvimos, discutimos, lemos é a cultura de massa. E através desse processo vivemos em um ciclo, onde a massa expõe seus padrões, desejos, vontades, e a mídia impõe seus padrões e que sejamos parte deles.



A Moda sendo hoje um dos processos sociais que mais foca e se utiliza da cultura de massa e que contribui para a construção da massificação, facilmente confundida com algo trivial e/ou fútil, sendo comumente definida como “se vestir bem”. Ela vai bem além, sendo0 maneira, costume, modo, formas e, não envolve somente o vestuário e o ato de se vestir, sim sendo tudo que adorne ou modifique o corpo. Considerada por alguns autores como fator importante para a formação da identidade do indivíduo, ela funciona apenas como uma pequena parte deste processo. Pois através da Moda o individuo pode passar discursos e ideologias, aos quais ao menos tem conhecimento, se utiliza da mesma para se sentir integrante de um TODO e ser , ao mesmo tempo, ele(ou tentar ser). Através da Moda ele pode ser várias coisas ou ate não ser nada, possuir várias (falsas) identidades e todas serem representadas através do seu corpo.

O difícil é analisar uma pessoa pelo o que ela veste, analisar as vivências e atitudes desta pessoa. Classificá-la como sendo boa ou ruim, mesmo não sabendo suas experiências, sua cultura, a forma como foi criada, o que pensa ou deixa de pensar...
A Moda serve como base de analise do que a pessoa gosta ou como ela quer ser vista, em alguns casos serve também para entender a pessoa, mas este é um caso raro.

O que posso falar, para a conclusão deste texto, é que a MODA é um processo social muito importante e que o seu valor é inestimável.

2 comentários:

  1. LOucura vc escrevendo hein... Quando crescer quero ser assim....
    Fundamentada, concisa, determinada, firme...

    Muito bom!

    SErei leitora assídua sua!

    ResponderExcluir
  2. Pow valeu... mas vc escreve muito melhor que eu!!!!!!!! INCOMPARAVELMENTE......

    ResponderExcluir