quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Estilos...estilos de vida...






Dandy e Dandismo

O Dandismo (derivado do termo inglês "dandy") foi um fenômeno ocorrido principalmente na Inglaterra e na França em meados do século XIX, em que a afetação no traje masculino torna-se símbolo de uma postura ideológica pró-aristocrática, de sofisticação e de rejeição dos códigos de conduta e dos valores burgueses. Enquanto estes enfatizam a igualdade, a responsabilidade e a perseverança, o dandy opõe-lhes um sentimento de superioridade elitista, cultivando a irresponsabilidade no decurso de um dia-a-dia voltado ao ócio, se apoiando na doutrina da Arte pela Arte e no Esteticismo, configurando-se assim na margem da moral oitocentista e abrindo caminho às posturas decadentistas do fim do século XIX. A importância que se dá ao vestuário como forma emblemática de realçar a diferença é apenas comparável ao papel desempenhado pela agudeza de espírito na sua linguagem. Foi representada por figuras como Lord Byron, Edward Bulwer-Lytton, Oscar Wilde e Charles Baudelaire.


O dandy é o cavalheiro perfeito, é um homem que escolhe viver a vida de maneira leviana e superficial. Como uma máscara, ou um símbolo, é uma sub-espécie de intelectual que não desprime o esteticismo e a beleza dos pormenores. É um pensador, contudo diletante, ocupando o seu tempo com lazer, actividades lúdicas e ociosas. Tem uma obsessão pela classe e é um dissidente do vulgar.

Dandy: também conhecido como um namorado ou galante. O dandy foi figura marcante nos fins do século XVIII e inicio do seculo XIX. Eram homens que davam certa importancia a aparência refinada, hobbies e lazer; se esforçavam em aparentar ser mais ricos, meemo tendo pouco dinheiro.Cultivavam a ideia de beleza em suas próprias pessoas, satisfazer suas paixões, de sentir, pensar... Charles Baudeleire definiu o dandy como alguém que eleva a estética a uma religião.



Apesar de toda essa preocupação com a aparencia, em mostrar ser o que não é o que não tem, o dandy usava sua roupa e aparencia para representar a superioridade aristocrática de sua mente. Mostrar através do que vestia que era realmente superior, intelectualmente falando, que não precisaria de mais nada para viver.

O importante era o corte e o apuro. O colarinho era virado para cima com as duas pontas projetadas sobre o rosto firmadas por um lenço em forma de plastrom ou stock, que dificultava o movimento da cabeça e dava a seus portadores um ar “snob”, empertigado.

Representante dandy feminina, Cora Pearl, cortesã.


Atualmente o dandy é visto como uma cambada de engomadinho... Mas na realidade queriam chamar atenção de toda uma sociedade, onde a futilidade e o valor de posses do individuo valia muito mais ao que ele tinha em mente, o que ele fazia... Queria mostrar que o nível intelectual era mais importante, que a vida não se resumia em dinheiro...

Gosto deles, e gosto da forma que tratavam a sua aparencia e eram vaidosos e gostavam de mostrar que eram inteligentes atraves de sua aparencia.

A partir desse port falarei de MODA MASCULINA, como ela mudou atraves dos tempos.Falarei não so de vestimenta, so como um meio cobrir suas vergonhas, mas tambem o que cada peça representa e como foi se modificando.

Até o próximo POST

Camila Nansu

Um comentário:

  1. Adorooo os dandis! É uma coisa fantástica! Imagina um homem que tem uma roupa que não permitia a ele muitos movimentos, que não trabalhava e vivia de atividades ociosas e ainda sim, era estremanente respeitado por representar uma elite falida?

    O dandi era isso e muito mais, além de, se algum dandi falasse com você, ou apenas olhasse e percebesse que vc estava ali era digno de título - "um dandi falou com vc, então és importantes".

    Temos também, frases, contos, poesias, incríveis de Oscar Wilde que, com todo o efeito do ócio lhe proporcionou uma reflexão mais aprofundada da vida. Essas ainda muito conhecidas e disseminadas pelo mundo. Dentre elas temos: "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem." Que representa bem o espírito da época.

    Hoje, temos esse homem que busca uma "beleza" mais sofisticada nos metrossesuais! Esse representam o "neo-dandismos"*, não no sentindo da ociosidade mas por representarem, na sociedade um certo requinte e reconhecimento.


    Neo-dandismo: neologismo, nem sei s isso existe!

    ResponderExcluir